Belo Monte… de passividade

Acho que este vídeo sintetiza bem dois lados opostos na questão de Belo Monte. E acho que ele simboliza bem a postura geral, tanto daqueles contrários à construção da usina como daqueles que que são a favor.

Achei curioso como depois do vídeo do Movimento Gota D’água surgiram manifestações a favor da construção da usina, imagino eu numa postura completamente reativa. Mas o mais importante, surgiram manifestações favoráveis, pautadas em argumentos que, concordando ou não, tem coerência.

Não gosto da idéia de que atores tenham uma palavra mais poderosa do que pessoas que realmente estudaram a questão. Mas é inegável que a presença dos artistas se declarando contra a usina mobilizou bastante gente, contra e favor da usina. Coisa que não acontecia quando as manifestações contrárias à usina se limitavam a links para petições e foto de “facepalm” de um cacique. Esse despertar só pode ser positivo.

Somente encarando os argumentos opostos àquilo que pensamos é que podemos realmente termos certeza do que acreditamos. Por isso, eu saúdo a participação de pessoas com bastante influência na sociedade, apesar de o vídeo em si ser bastante questionável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: