A Roda Viva Da Pirataria Online

Pingou por aqui mais uma apresentação que entra nessa discussão de copyright e etc.

Resumo da ópera: uma produtora independente lança seu filme e rapidamente o mesmo se espalha de forma impressionante pela internet. Partindo daí toda uma cadeia é dissecada, envolvendo sites de compartilhamento de arquivos, uploaders, gigantes da informática, anunciantes – todos lucrando em cima de um conteúdo sem que quem produziu ganhe nesta roda viva da pirataria.

A minha conclusão é que isso é uma prova concreta de que dá pra se sustentar produzindo mesmo com esse paradigma de compartilhamento em massa. A quantidade de dinheiro que circula é enorme (vide a mansão e a coleção de carros do fundador do Megaupload). Quem perde são os próprios produtores que insistem em reinvindicar o cumprimento de uma legislação que não os resguarda em muita coisa hoje em dia.

A parte em especial onde o video cita “músicos indies” como grandes prejudicados com a pirataria é onde eu vejo a maior falácia do ponto de vista do vídeo. Tomando por parte minha própria experiência, eu não consigo imaginar meios de distribuição de conteúdo convencional formando público para shows como os que eu citei aqui ontem como meus favoritos do ano passado, ou alguém aqui já escutou Warpaint, ou até gente já bem estabelecida lá fora como The National ou Broken Social Scene nas rádios, ou viu CD deles na primeira esquina que passou? Até mesmo artistas de selos major agradecem à essa onda de compartilhamento para divulgar seus trabalhos.

É complicado falar em educar o consumidor a não piratear quando em muitos dos casos a pirataria é o único meio de acesso ao conteúdo desejado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: